Quer Ficar Rico? Então Comece Hoje a Fazer Isso! (PASSO A PASSO)

Você só vai ficar rico depois que começar a fazer isso na sua vida…

Muita gente sonha em ganhar milhões e ficar rico do dia para a noite, ou em 3 dias, 7 dias, 30 dias, 6 meses etc. Pelo menos, isso é o que as pesquisas no Google sugerem…

No entanto, a não ser que você acerte na loteria ou ganhe uma bolada como herdeiro, você vai ter que aprender a ficar rico trabalhando (ou empreendendo). Veja, a seguir, como tornar esse processo mais rápido…

como ficar rico sendo pobre e ganhando pouco

Como Ficar Rico Sendo Pobre e Ganhando Pouco

Se você faz parte da grande maioria dos brasileiros, você não nasceu em “berço de ouro”. Mas isso não significa que é impossível “vencer na vida” (só é mais difícil)…

Para ficar rico, mesmo sendo pobre e ganhando pouco, você precisa fazer uma coisa essencial (antes de qualquer outra coisa): GASTAR MENOS DO QUE GANHA!

Eu sei… Você já deve estar cansado de ouvir isso. Mas é por um simples motivo: porque é verdade! Enquanto você não gastar menos do que ganha, nunca vai conseguir guardar dinheiro – que é um dos primeiros passos para ficar rico.

Se você quer ficar rico, comece HOJE mesmo a seguir o passo a passo abaixo:


1º PASSO – Controle os Gastos

O primeiro passo para a riqueza é saber controlar os seus gastos. Isso porque, se todo mês você gastar tudo o que ganha (ou mais), nunca vai conseguir sair do lugar em que está agora.

Hoje em dia, é muito mais fácil fazer isso. Você pode fazer uso de aplicativos, por exemplo, para anotar todas as despesas (e receitas) que você tiver. Assim, você consegue saber ao certo para onde está indo o seu dinheiro.

Com isso, você consegue cortar todos os gastos desnecessários e supérfluos, que não acrescentam em nada na sua vida, e só te impedem de chegar no seu objetivo final.


2º PASSO – Pague Todas as Dívidas

Depois que você passa a controlar os seus gastos e começa a sobrar um dinheiro, é hora de pensar na possibilidade de quitar algumas dívidas, como empréstimos e financiamentos, por exemplo.

Isso porque, muitas dessas dívidas oferecem um bom desconto para você quita-las. E você só vai começar a prosperar de verdade, quando estiver livre de dívidas.

Então procure a instituição credora e veja qual é o desconto para quitar antecipadamente o débito. Assim, você já tem uma ideia de quanto precisa economizar para quitar tudo e ficar com o caminho livre para o próximo passo.

quero ficar rico guardar dinheiro investir

3º PASSO – Comece a Guardar Dinheiro

A partir do momento que você não tem mais dívidas, você pode começar a guardar dinheiro sem peso na consciência, pensando apenas em aumentar o seu patrimônio, sem culpa.

É recomendável, primeiro, que você faça a chamada reserva de emergência – que nada mais é que guardar o equivalente a 6 meses de salário, por exemplo.

Dessa forma, caso você venha a perder o emprego ou a fonte de renda que possui, você tem como se manter por alguns meses, até se reerguer novamente.

Aqui, é recomendável pesquisar bem onde manter o dinheiro da reserva, se compensa deixar na poupança ou no tesouro selic, por exemplo.


4º PASSO – Aprenda a Investir Com Sabedoria

Depois de seguido todos os passos acima, é hora de aprender a investir o seu dinheiro de forma inteligente, para que ele trabalhe para você e se multiplique.

Nessa fase, você pode estudar sobre Ações, Fundos Imobiliários etc. O importante é estudar bem antes de investir, para que não corra o risco de perder todo o seu dinheiro.

Existem diversos cursos gratuitos e pagos de educação financeira na internet, e você também encontra muitos vídeos no YouTube, Instagram e TikTok.

  • DICA: O site bastter.com possui um excelente material para iniciantes no mundo do investimento.

5º PASSO – Aumente a Sua Renda

Bom, feito tudo isso, só resta a você encontrar uma forma de aumentar a sua renda, para que consiga guardar e investir uma quantia maior de dinheiro todos os meses e, dessa forma, fique rico mais rapidamente.

Para isso, você pode procurar um emprego que pague um salário melhor, utilizando todo o poder do LinkedIn a seu favor. Ou então, pode achar algo para fazer fora do horário de trabalho, que lhe gere uma renda extra.

Uma boa opção é utilizar a internet para ganhar um dinheiro extra, trabalhando como Freelancer, como Afiliado, com Sites e Blogs, com Canais do Youtube, como Gestor de Tráfego etc.

ficar rico empreendendo ou trabalhando

Como Ficar Rico? Empreendendo ou Trabalhando?

Um caminho que muita gente acaba escolhendo para enriquecer é através do Empreendedorismo, ou seja, criando o próprio negócio.

No entanto, nem todo mundo tem o perfil empreendedor, então você precisa avaliar bem se essa é uma alternativa viável ou não, pois você não terá garantias como: FGTS, Seguro-Desemprego, 13º Salário (e outros benefícios que um funcionário possui).

Além disso, existem diversos riscos ao se montar um negócio, sendo o principal deles a falência. Por isso, pense bem antes de se aventurar nessa empreitada.

Agora, se você tem o perfil para empreender, tem uma boa ideia e um plano de negócios sólido, então as chances de ser bem-sucedido nisso são muito grandes.


Conclusão

Em resumo, se você quer ficar rico, você precisa:

  • 1º Passo – Controlar os gastos, cortando tudo o que for desnecessário;
  • 2º Passo – Quitar as dívidas, como empréstimos e financiamentos;
  • 3º Passo – Guardar dinheiro, fazendo uma reserva de emergência;
  • 4º Passo – Investir com sabedoria, estudando bastante antes de qualquer coisa;
  • 5º Passo – Aumentar a sua renda, para conseguir mais dinheiro para investir.

Basicamente, esses são os passos que você precisa começar a seguir o quanto antes, se quiser ficar rico mesmo sendo pobre e ganhando pouco.

Agora, se você ganhar na loteria ou herdar uma fortuna, aí provavelmente não vai precisar disso. Bom, com exceção do 4º passo, pois são vários os casos de ganhadores de loteria e herdeiros que acabam perdendo tudo, por não saber investir o seu dinheiro corretamente.

Como dica final, deixo um livro que deveria ser obrigatório em todas as escolas do país, pois traz ensinamentos que mudam vidas, quando o assunto é dinheiro:

Gostou deste artigo? Então compartilhe com os amigos e familiares!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.