Saldo Dinheiro Esquecido no Banco Central – Como Consultar?

Se você tem algum dinheiro esquecido em contas bancárias antigas ou em cotas de consórcios, você pode receber o dinheiro de volta através do sistema Valores a Receber, do Banco Central.

No entanto, é preciso ficar de olho no prazo para receber os valores, ou seja, para efetivamente sacar o dinheiro que você esqueceu nos bancos.

Veja, agora, quais são os prazos para receber o dinheiro esquecido nos bancos de volta, e o que acontece se você perder esses prazos…

dinheiro esquecido banco central

Dinheiro Esquecido nos Bancos – Prazo para Receber

Os agendamentos para sacar o dinheiro esquecido nos bancos, serão de acordo com o ano de nascimento – para pessoas físicas – ou de criação da empresa – para pessoas jurídicas:

  • Para datas de nascimento ou criação de empresas antes de 1968, o período de agendamento de consulta e resgate será entre 7 e 11 de março, com repescagem no dia 12;
  • Para quem nasceu ou criou a empresa entre 1968 e 1983, o intervalo é de 14 a 18 de março, com repescagem no dia 19;
  • Para pessoas nascidas ou empresas criadas após 1983, o agendamento ficará entre 21 e 25 de março, com repescagem no dia 26.

Como saber se tenho dinheiro esquecido nos bancos?

Para saber se você tem algum dinheiro esquecido nos bancos, basta entrar no site oficial do Banco Central do Brasil, no sistema Valores a Receber (https://valoresareceber.bcb.gov.br/). Tudo será feito por meio desta página, não havendo a disponibilização do serviço no site principal do Banco Central.

Quando a consulta estiver disponível, você irá utilizar seu CPF ou CNPJ para saber se tem algum valor a receber. Caso não tenha nenhum dinheiro para receber, a consulta está encerrada.

No entanto, caso você tenha algum dinheiro para receber do Banco Central, você receberá uma data em que será possível saber o valor e como fazer para sacar o dinheiro.


Perdi o prazo para sacar o dinheiro esquecido no banco, e agora?

Caso você perca o prazo para sacar o dinheiro esquecido no Banco Central, não tem problema. O direito de resgatar a quantia será mantido e os valores serão “guardados” até que você decida fazer o saque do dinheiro esquecido.


Como sacar o dinheiro esquecido nas contas bancárias?

Para sacar o dinheiro esquecido nas contas bancárias, é preciso fazer login por meio da conta Gov.br, do governo federal, com as certificações de segurança em níveis prata ou ouro.

Para saber como funciona o sistema Gov.br, clique aqui. Depois de acessar o sistema, leia e aceite o Termo de Responsabilidade.

Após isso, segundo informações do BC, as seguintes opções serão disponibilizadas:

  • Solicitar por aqui: significa que a instituição oferece a devolução do valor via Pix no prazo de até 12 dias úteis. Selecione uma das chaves Pix e informe os dados pessoais. Guarde o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.
  • Solicitar via instituição: significa que a instituição não oferece a devolução por Pix no prazo de até 12 dias úteis. Entre em contato pelo telefone ou e-mail informado pelo BC para combinar com a instituição a forma de devolução do valor.

Fonte: MSN.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.