FGTS das Contas Inativas: Investir ou Gastar?

FGTS das Contas Inativas – Saiba se é melhor investir ou gastar o dinheiro que você vai receber…

Após o presidente Michel Temer anunciar que será possível sacar todo o saldo do FGTS de contas inativas – que é resultado de pedido de demissão ou demissão por justa causa – muitos brasileiros estão curiosos em saber se terão acesso a esse direito.

Anteriormente, esses valores só poderiam ser utilizados para a compra da casa própria, sacados quando o trabalhador completa três anos sem um emprego de carteira assinada ou após se aposentar.

FGTS das Contas Inativas Investir ou Gastar

FGTS Inativo – Investir ou Gastar?

 
 

Como consultar o saldo do FGTS das Contas Inativas

Para saber se tem direito a retirar os valores de FGTS de contas inativas, uma consulta rápida ao site da Caixa Econômica Federal pode ajudar nessa questão, e o cidadão poderá então decidir se deseja receber o dinheiro em sua conta Caixa ou sacar o valor pessoalmente.

Os saques estarão liberados a partir do dia 10 de março, dependendo da data de nascimento de cada pessoa. E depois de descobrir que há um dinheiro extra à sua espera é provável que você esteja se perguntando: Afinal, o que devo fazer com esse valor – ou valores? Investir ou gastar?

1. Quando é melhor investir

Quem está com o orçamento da casa mais tranquilo e vem conseguindo se manter – e deixar as contas em dia – com o salário do mês pode pensar na possibilidade de investir esse dinheiro. Guarde-o em uma poupança ou Tesouro Direto, por exemplo, ou até mesmo pense na possibilidade de investir os valores do FGTS inativo no mercado de ações.

Nesse último caso, o ideal é contar com um especialista nisso para não correr riscos de perder dinheiro.

Usar o FGTS Inativo para investir na Casa Própria

Outra dica é para quem ainda vive de aluguel e deseja dar entrada na casa própria. Dependendo do que se tem a receber e de quantos FGTS inativos possui é interessante investir em um imóvel e contar com programas como o financiamento da Caixa Econômica Federal para parcelar o valor restante.

Reformas dentro de casa também são uma ótima forma de investir esse dinheiro, caso esteja precisando dar uma geral no interior ou exterior da residência ou comprar móveis novos.

2. Quando é melhor gastar

Por outro lado, quem está com dificuldades financeiras e sofrendo para manter as contas em dia pode ver nos valores dos FGTS de contas inativas uma forma de resolver ou ao menos aliviar o problema.

Procure quitar dívidas mais críticas como cartões de crédito e outros parcelamentos importantes. O importante é que o dinheiro seja gasto para lidar com as dificuldades financeiras e não em gastos supérfluos.

Essa situação é válida inclusive para quem não possui um alto valor a receber do governo. O ideal é fazer o possível para sair do aperto. E se depois de fazer as contas e separar os valores que serão gastos perceber que ainda assim irá sobrar alguma quantia, pense na possibilidade de guardar o restante na poupança, por exemplo, como uma reserva para imprevistos futuros.

Seja sua decisão a de gastar ou investir seu FGTS das contas inativas, pense cuidadosamente em como irá utilizar esse dinheiro. Essa pode ser uma chance e tanto para realizar sonhos como o da casa própria e até mesmo resolver aquelas pendências financeiras que vem tirando o seu sono.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *