Como Ganhar Dinheiro no YouTube – O Guia Completo

Aprenda de uma vez por todas como ganhar dinheiro no YouTube nesse guia completo que vai falar sobre nichos, conteúdo, crescimento do canal, SEO, monetização etc. Confira…

como ganhar dinheiro no youtube o guia completo

Como Ganhar Dinheiro no Youtube

Como Ganhar Dinheiro no YouTube – O Guia Completo

O YouTube é a maior rede social de vídeos do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos. Além disso, é o segundo maior buscador do mundo, ficando atrás apenas do Google.

Nele, você encontra vídeos dos mais variados temas: tutoriais, jogos, notícias, humor, música, religião, política, negócios, empreendedorismo, finanças etc. Ou seja, tem vídeos sobre praticamente qualquer assunto.

E uma das coisas mais bacanas, é que você pode ganhar dinheiro com o YouTube! Basta criar o seu canal, começar a postar vídeos e em pouco tempo já poderá monetiza-lo! (falaremos disso no tópico 3, mais abaixo)


1. Como criar um canal e postar vídeos no YouTube?

Para criar o seu canal no YouTube, basta você acessar o site oficial através do seu celular ou computador. Em seguida, você precisa fazer o login com a sua conta do Google – ou criar uma conta se ainda não tiver uma – e clicar em “Criar Canal”.

Você pode baixar o app do YouTube para gravar o seu vídeo, ou então pode publicar algum vídeo que gravou direto na câmera do celular, ou em alguma outra câmera de vídeo.

Depois disso, basta escolher um título para o seu vídeo, colocar uma breve descrição sobre o assunto que você está abordando, e escolher uma imagem que será a miniatura do vídeo (vai aparecer nos resultados da busca, quando os usuários pesquisarem).

  • O YouTube possui um curso básico gratuito, que vai te ajudar a entender mais sobre a plataforma: o YouTube Creator Academy ( clique aqui para acessar ).

2. Como escolher o tema/nicho do meu canal?

Em geral, é recomendado que você crie um canal para falar de um assunto que entenda bastante, pois isso irá facilitar muito o seu trabalho na hora de gravar os vídeos.

No entanto, você também pode criar o canal em algum nicho que não conhece, só que vai ter que gastar mais tempo pesquisando sobre o assunto na hora de escolher os temas para gravar.

Lembrando que você pode criar vídeos mostrando o rosto, utilizando a gravação da tela do computador ou celular (enquanto ensina um tutorial, por exemplo), ou mesmo fazendo uma apresentação de slides e narrando com a sua voz.

  • Veja alguns exemplos de nichos bons para o YouTube: relacionamentos, finanças, dicas para ganhar dinheiro, saúde, bem-estar, beleza, dentre vários outros.
como ter um canal de sucesso no youtube

Como ter um canal de sucesso no YouTube

3. Como ganhar dinheiro no YouTube?

Depois que você criar o seu canal e começar a postar os vídeos, é hora de pensar em como ganhar dinheiro no Youtube.

A forma mais comum de monetizar o seu canal é através do programa de parceria, chamado Google AdSense. Com ele, você recebe uma porcentagem dos ganhos sobre todos os anúncios que são mostrados nos seus vídeos.

No entanto, esse programa atualmente só está disponível para quem atinge o número de 1.000 inscritos no canal, e também a marca de 4.000 horas de exibição pública nos últimos 12 meses. Mas calma, que existem outras formas de ganhar dinheiro com o seu canal…


4. Outras formas de ganhar dinheiro com o seu canal no YouTube

No começo, enquanto você ainda não pode participar do Google AdSense, você consegue monetizar o seu canal indicando e-books, cursos online e produtos físicos, ganhando uma comissão sobre cada venda.

Por exemplo, se o seu canal fala sobre Games, você pode se inscrever no Programa de Afiliados da Amazon e colocar um link na descrição dos seus vídeos para um jogo, console ou PC Gamer. Toda vez que alguém comprar por esse link, você ganha uma comissão.

Além disso, pode se cadastrar na Hotmart, Monetizze ou Eduzz, e se afiliar a algum curso online ou e-book que tenha a ver com o nicho do seu canal. Assim, toda vez que alguém comprar o curso ou e-book pelo seu link, você também ganha uma comissão.

  • O Peter Jordan, do Canal Ei Nerd, tem um treinamento completo para quem deseja Viver de YouTube, onde ele ensina tudo o que você precisa saber para ter um canal de sucesso e ganhar muito dinheiro ( clique aqui para acessar ).

5. Quantos vídeos devo postar por semana no meu canal?

Quando você estiver no começo do seu canal, o ideal é postar menos vídeos (1 por semana, por exemplo), pois o número de inscritos ainda é baixo. Assim, você consegue fazer vídeos mais bem trabalhados.

Depois, conforme o número de inscritos for aumentando, você pode ir postando com mais frequência. No entanto, sempre preze pela qualidade dos vídeos, pois o conteúdo bom é que vai fidelizar os seus inscritos no canal.

É recomendável, também, sempre deixar escrito na capa do canal os dias da semana e horários em que seus vídeos são publicados, para que os seus fãs saibam quando terá um vídeo novo.

curso viver de youtube peter jordan ei nerd danki code

Curso Viver de Youtube – Peter Jordan (Ei Nerd)

6. Como aumentar o número de inscritos no meu canal do YouTube?

Essa é a dificuldade de muitas pessoas que começam o seu canal no YouTube, e não conseguem ganhar inscritos rapidamente. Principalmente aqueles que desejam atingir os 1.000 inscritos para ganhar dinheiro com o Google AdSense.

Bom, a primeira dica óbvia é produzir vídeos de qualidade, que realmente informem, ajudem ou entretenham as pessoas, para que elas fiquem mais tempo no seu canal e vejam os outros vídeos.

A segunda dica é utilizar outras redes sociais para divulgar o seu vídeo. Para isso, você pode criar um perfil no Instagram, TikTok, Facebook, Pinterest, VK etc. Além disso, pode divulgar nos grupos do Facebook, WhatsApp e Telegram do qual participa.

  • Dica bônus: procure gravar vídeos sobre temas que tenham bastante procura. Utilize plataformas como o Google Trends, por exemplo, para ver os assuntos que estão em alta no momento.

7. SEO para YouTube – O que é e como ele pode ajudar o seu canal a crescer

A sigla SEO significa “Search Engine Optimization” (Otimização para os Motores de Busca). Nada mais é que um conjunto de regras que você deve seguir para deixar o seu vídeo melhor ranqueado dentro do YouTube.

Assim, quando uma pessoa fizer uma busca dentro do YouTube (ou direto no Google), o seu vídeo pode aparecer nas primeiras posições e, com isso, pode ter muito mais visualizações – e consequentemente mais inscritos no canal.

De forma básica, a palavra ou frase para a qual você deseja ranquear precisa estar no título, na descrição e nas tags do vídeo. Além disso, é bom você falar algumas vezes a palavra ou frase durante a gravação do vídeo.

Dessa forma, o algoritmo do YouTube vai entender melhor qual é o assunto tratado no vídeo, e vai procurar indica-lo para as pessoas que mais tem interesse em assisti-lo.


8. Curso Viver de YouTube – Peter Jordan – Canal Ei Nerd

Se você deseja aprofundar os seus conhecimentos sobre YouTube, eu recomendo que você faça o curso Viver de YouTube, do Peter Jordan (do Canal Ei Nerd).

O Peter entende muito de YouTube, e conseguiu criar um curso espetacular, onde passa muitas dicas exclusivas para você crescer o seu canal rapidamente e ganhar muito dinheiro com ele.

Então, se você pretende seguir essa carreira, o curso do Peter é obrigatório, pois você vai aprender macetes que irão te ajudar e muito a se tornar um YouTuber de Sucesso!


*Compartilhe este artigo com seus amigos que já são ou desejam se tornar YouTubers!

**Veja também: https://odinheiro.com.br/como-ganhar-dinheiro-na-quarentena/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *