Cursos Online Grátis: 5 motivos para investir neles e se preparar para o mercado de trabalho

A rotina cada vez mais corrida das pessoas exige muito jogo de cintura na hora de encontrar um tempo para estudar. 

Seja por distância dos principais centros de ensino ou mesmo pelas altas cargas de trabalho, muitos profissionais acabam recorrendo aos cursos online grátis

Muitos se tornam verdadeiras portas de entrada para a valorização profissional, seja na área de atuação ou até em outras onde você pode descobrir uma nova paixão. A seguir, vamos conferir 5 motivos para investir em cursos gratuitos online. Acompanhe! 

Cursos Online Grátis – 5 motivos para fazer

Cursos Online Grátis - 5 motivos para fazer

1. Relação investimento x retorno 

A natureza de um curso online grátis é oferecer material gratuito, seja ele na forma de texto, vídeo ou áudio. A intenção é que o profissional descubra novos horizontes e amplie seus conhecimentos sobre determinado assunto, ferramenta ou habilidade que precisa aprimorar. 

Enquanto alguns cursos gratuitos oferecem apenas uma introdução para temas mais complexos, outros contam com certificado de conclusão que comprova a conclusão do curso que foi feito. 

Estes últimos costumam ser mais valorizados pelas empresas e podem ser anexados no currículo do profissional a fim de prepará-lo para uma futura entrevista de emprego. 

Dependendo do seu ramo de atuação e da compressão de idiomas como o inglês, por exemplo, a própria plataforma do Youtube conta com cursos completos em vídeo que abordam desde tecnologia, culinária até tecnologia. 

Outras plataformas, conveniadas com universidades, disponibilizam cursos grátis que podem ser feitos online após a criação de um cadastro pela internet. 


2. Liberdade para estudar onde quiser

Outra vantagem dos cursos online gratuitos com certificado é a possibilidade de fazê-los em qualquer lugar, seja em casa, na praia ou até mesmo no horário de almoço do trabalho. 

Tudo o que você precisa é de acesso à internet para acompanhar as aulas por vídeo, ler os materiais de apoio e interagir com outros alunos e professores. 

Em alguns casos, você consegue até fazer o download das aulas e dos materiais Assim, fica mais fácil estudar na volta para casa dentro do ônibus ou do metrô, principalmente se não houver acesso à internet nestes locais.

Toda essa liberdade se transforma em tempo bem aproveitado. Ele geralmente vai trazer bons frutos para o profissional que deseja ampliar seus conhecimentos e se capacitar para enfrentar a competitividade do mercado de trabalho.  


3. Tempo investido 

Quantas vezes você já teve dificuldade de acompanhar as aulas presenciais da faculdade porque estava cansado (a) após um longo dia de trabalho e simplesmente esqueceu o que foi dado em aula no dia seguinte? 

Com um curso online gratuito, você consegue criar uma rotina de estudos personalizada de acordo com seus horários livres durante o dia e a noite. 

Ter esses momentos dedicados para os estudos é importante para assimilar melhor o conteúdo das aulas e poder aplicá-lo no seu dia a dia. 

Com o passar do tempo, você pode usar o que aprendeu para sugerir novos processos no seu local de trabalho a fim de resolver problemas e conflitos que possam comprometer a produtividade da sua equipe. 


4. Aprender mais em menos tempo

Muitos cursos online de graça são de curta duração. Isso é uma grande vantagem para quem deseja aprender de forma rápida e objetiva. 

Dessa forma, você evitar perder tempo com informações desnecessárias que não vão agregar no seu aprendizado e ainda consegue aproveitar melhor o conteúdo, tendo a oportunidade de revê-lo se for necessário. 


5. Você é valorizado e tem mais chances de recolocação no mercado

Quando você investe em cursos grátis online e demonstra a sua satisfação comentando sobre o que aprendeu em redes sociais como o Linkedin, você está aumentando a sua visibilidade para toda a sua rede profissional. 

Essa atitude pode atrair a atenção de possíveis analistas e gerentes de Recursos Humanos de pequenas, médias e grandes empresas que podem ajudá-lo em uma recolocação. 

Em alguns casos, até outros profissionais podem ver suas atualizações, o que abre portas para uma futura conversa que pode se transformar em uma nova oportunidade de trabalho. 

Agora que você já sabe quais são as vantagens de investir em cursos gratuitos online, aproveite para conferir outros assuntos como este no nosso blog. Será um imenso prazer ter você conosco por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *