Como o Sistema de Bombeamento Solar pode trazer Economia para Empresas

As bombas d’água movidas a energia fotovoltaica têm alta durabilidade, fácil instalação e proporcionam controle de gastos, inovação e sustentabilidade.

Recurso essencial, a água é base para a vida e também para a produção e fabricação de vários produtos, sejam eles da área industrial ou do setor agrícola. No entanto, para levar a água das fontes para os locais em que ela será usada, é preciso energia, mas não é sempre que ela está facilmente disponível.

Os modelos de bomba de água mais tradicionais são normalmente alimentados pela rede elétrica ou por um gerador. Um sistema de bombeamento solar, por sua vez, é uma bomba de água alimentada pela energia extraída de um painel solar fotovoltaico, que tem ganhado espaço no mercado recentemente por sua confiabilidade e economia.

Como o Sistema de Bombeamento Solar pode trazer Economia para Empresas

Bombeamento Solar – Economia para Empresas

Tido como uma tendência nos últimos anos, o processo de bombeamento solar veio para ficar e promete crescer ainda mais no futuro. Tanto a sua eficiência quanto a sua praticidade para movimentar e armazenar água estão ao alcance de diferentes consumidores.

Pode ser implantado em locais distantes ou remotos, por meio de sistemas isolados e autônomos, permitindo o acesso à água de forma limpa e silenciosa, tanto para irrigação quanto para consumo. Os modelos com pequenas vazões são ideais para empresas menores ou para o uso domiciliar.

Existem dois tipos de bomba solar. O mais comum deles é a submersa, instalada dentro de um poço ou de um reservatório, e que possui eficiência, refrigeração facilitada e baixa manutenção. As outras são as de superfície, que são econômicas e de fácil manutenção, geralmente de pequeno ou médio porte.

Para situações que demandem grande potencial de bombeamento, há ainda a possibilidade de utilizar bombas de corrente alternada convencionais acopladas a um gerador de energia solar desenvolvido apenas para isso, em um sistema que funciona somente com a presença da luz do sol.


Como funciona o bombeamento solar?

O kit de bombeamento solar é composto basicamente pela bomba, por um módulo solar e por um drive de controle. Uma bomba solar não necessita de nenhum tipo de energia ou gerador, funcionando exclusivamente com a energia captada nos painéis fotovoltaicos, que absorvem a luz proveniente do sol, por meio das células fotovoltaicas, e a transformam em energia elétrica.

O sistema tem a capacidade de captar a água do local em questão (pode ser um reservatório, um poço, uma cisterna ou até mesmo aquíferos) e levá-la para o local desejado, e faz isso com mais eficácia em momentos com maior incidência de luz do sol. Em cenários como esse, é possível realizar o bombeamento com toda a potência, armazenando uma quantidade determinada de água para ser usada posteriormente.


Mais economia

O consumo energético de uma bomba é econômico, e um pequeno número de painéis já deve dar conta de realizar um trabalho significativo. Além disso, em pouco tempo é possível notar o seu retorno positivo nas finanças do negócio ou da casa.

Outro fator importante é que a bomba exige apenas cuidados com a limpeza e não possui necessidades de instalações elétricas sofisticadas. Tanto os painéis quanto a bomba em si têm longa vida útil (de 25 a 30 anos), necessitam de pouca manutenção, e você não precisará ter gastos extras com combustível, por exemplo.


Opção sustentável

A princípio, a primeira mudança que você irá notar ao adotar um sistema de bombeamento solar é a ausência de poluição sonora. Entretanto, a sua principal característica é o fato de se tratar de uma energia limpa e de um recurso natural considerado infinito.

As bombas convencionais, movidas a geradores de energia a diesel, além de consumirem combustível, também não são nem um pouco sustentáveis e, na realidade, são grandes emissores de poluentes no meio ambiente – agora calcule essa diminuição no impacto ambiental em 25 anos.

como economizar dinheiro na empresa com bombeamento solar

Produz energia em tempos de maior demanda

Os períodos de maior demanda energética concentram-se durante o dia, com menor proporção no período noturno. Em sistemas como os de usinas hidrelétricas, o preço da energia aumenta em tempos nos quais há picos de demanda.

Por outro lado, com a energia solar, a produção atinge o seu máximo durante os cenários de maior insolação, isto é, quando a demanda é maior.


Fácil instalação

A simplicidade da instalação deste sistema é tão surpreendente que ele pode ser estruturado em quase qualquer lugar, aproveitando espaços horizontais e verticais.

Esses fatores, bem como a sua flexibilidade e a sua modularidade, facilitam a instalação de projetos de pequeno porte, com a vantagem de que ele pode ser expandido de acordo com as necessidades do negócio.

Com equipamentos de alta tecnologia e durabilidade, o sistema de bombeamento solar é considerado a melhor opção para quem busca energia limpa, gratuita e confiável, com economia e qualidade na movimentação e na retenção da água.

De olho nas inovações do segmento de abastecimento, a Mérito Comercial possui as melhores bombas d’água para a sua empresa ou residência, com ou sem painel solar, nos melhores preços e condições de pagamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *