Tesouro Direto ou Poupança? Qual é melhor?

Tesouro Direto ou Poupança? Saiba qual é a melhor forma de poupar dinheiro e investir…

No Brasil, a poupança é, sem dúvidas, o método mais popular de se guardar dinheiro. No entanto, é importante entender que ela não é a única alternativa para quem deseja investir qualquer valor. Inclusive, em muitos casos a poupança pode não ser vantajosa para a realidade financeira do poupador.

É por isso que os especialistas aconselham que as pessoas avaliem as características de vários investimentos para decidir o melhor para cada objetivo. Se a meta é guardar dinheiro para se aposentar ou adquirir um imóvel, por exemplo, uma forma de aplicação será mais adequada do que outra.

tesouro direto ou poupanca qual e melhor

Tesouro Direto ou Poupança?

 
 

Tesouro Direto ou Poupança? Qual é melhor?

Em adição à poupança, o Tesouro Direto é um tipo de investimento bem comum entre os brasileiros. Teve um crescimento bastante significativo nos últimos anos, principalmente por trazer taxas bem mais atrativas que a Poupança.

Na sequência, traremos uma explicação detalhada para que você possa comparar esses dois sistemas:

O que é Tesouro Direto?

Comprar títulos de tesouro direto é como efetuar um empréstimo para Estado. O investidor obtém um título da dívida pública e recebe de volta o dinheiro aplicado com juros depois do prazo de vencimento do papel. Essa taxa de rentabilidade se dá pelo crédito fornecido aos cofres públicos. Ou seja, o governo aplica os valores do tesouro direto para custear as suas despesas.

É pertinente destacar que não se pode comprar um título de tesouro direto por conta própria. O interessado deve falar com uma corretora de confiança. Os vencimentos dos títulos à venda são bastante variados, com datas que vão do próximo ano até 2050.

É só o indivíduo decidir o mais apropriado: os papéis com menores prazos garantem uma maior liquidez, porém rendem menos. Já os títulos com vencimentos longos oferecem rendimentos mais favoráveis. Contudo, no tesouro direto o dinheiro pode ser resgatado a qualquer momento, ainda que o lucro seja reduzido.

Quanto rende o Tesouro Direto?

Esse investimento tem rendimento superior ao da poupança, com taxas a serem calculadas de diferentes modos. Os valores pré-fixados permitem ao cliente conhecer com exatidão a sua porcentagem de lucro quando terminar o prazo do título.

Existem também as chamadas taxas pós-fixadas, que estão sujeitas a alterações de acordo com a inflação ou a SELIC.

O que é Poupança?

A caderneta de poupança é o investimento mais recorrente no país hoje, pois o correntista do banco deposita a quantia que desejar. O investidor consegue resgatar todo o dinheiro ou parte dele quando for conveniente, sem que haja cobrança de taxas.

Todo o mês a aplicação é acrescida de um rendimento. Outro benefício é a sua isenção no Imposto de Renda.

Qual é o rendimento da Poupança?

O lado negativo da poupança é o seu rendimento baixo em comparação a outros investimentos, como Tesouro Direto e Certificado de Depósito Bancário (CDB). Por estar vinculada à SELIC (taxa básica de juros para a economia do Brasil, definida pelo governo), há uma perda de dinheiro em termos reais.

Quando a SELIC é superior a 8,5%, a poupança rende 0,5% no mês, além da taxa referencial (TR). A TR é um valor calculado todo o dia pelo governo, e que se baseia nas taxas administradas pelas 20 maiores instituições financeiras nacionais.

Na prática, a poupança representa uma perda de dinheiro, porque a inflação é superior à taxa de rendimento. Isso significa que quando o dinheiro for retirado, ele valerá menos mesmo que a quantia seja mais alta.

Poupança x Tesouro Selic – Me Poupe na Web

Se você ainda está na dúvida sobre qual forma de poupar e investir é melhor, então assista a esse vídeo bem didático da Nathália Arcuri, do canal Me Poupe na Web:

Agora que você sabe como o Tesouro Direto e a Poupança funcionam, esperamos que fique mais fácil escolher o investimento certo para o seu perfil.

Curso de Tesouro Direto Grátis

Se você deseja aprender a investir no Tesouro Direto para aproveitar as melhores taxas de juros, então não deixe de assistir às vídeo-aulas que o Rafael Seabra do blog Quero Ficar Rico gravou. Nelas, você vai aprender o passo-a-passo para investir no Tesouro, e assim poder ganhar mais dinheiro com seus investimentos.

>> Clique aqui para assistir às vídeo-aulas do Tesouro Direto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *