Investir no Tesouro Direto é Seguro? Não vou perder dinheiro?

Saiba se investir no Tesouro Direto é seguro mesmo, se não tem nenhum risco de você perder dinheiro…

Todos os tipos de investimentos financeiros trazem consigo uma das questões mais preocupantes aos investidores: a segurança de retorno do valor investido e a preocupação em não receber o esperado no futuro.

Da mesma forma, o investimento no Tesouro Direto pode trazer esta insegurança, especialmente aos novos investidores, ainda não acostumados com as taxas de riscos e outros números rotineiros aos investidores mais experientes.

investir no tesouro direto e seguro nao tem risco de perder dinheiro

Investir no Tesouro Direto é Seguro?

 
 

Investir no Tesouro Direto é seguro?

Desta maneira, vale ressaltar que todo tipo de investimento representa assumir uma taxa de risco, pois não há uma forma de garantir que o investimento será completamente satisfatório e da maneira como o investidor deseja que seu retorno aconteça.

Assim, o mais importante é avaliar qual tipo de investimento apresenta a menor taxa de risco, tendo assim uma maior segurança ao investidor e ao valor investido.

Sabendo que o primeiro passo a ser feito para se iniciar um investimento é avaliar a taxa de risco, o investimento no Tesouro Direto passa a ser uma das mais seguras opções, pois a probabilidade de o governo não repassar o lucro de seus investimentos é muito menor do que com relação a instituições privadas como os bancos, por exemplo.

Investimento seguro e maior rentabilidade

Esta segurança maior proporcionada pelos títulos do Tesouro Direto torna este tipo de investimento muito mais atrativo até mesmo do que outros mais populares, como a poupança, podendo ser também muito mais rentável.

Dependendo da forma como seu dinheiro será investido e em quais títulos do Tesouro Direto, as chances de lucros são maiores do que com os títulos de instituições financeiras privadas e, ao mesmo tempo, com uma segurança muito maior pela baixa taxa de risco apresentada.

Como começar a investir no Tesouro Direto

O investimento no Tesouro Direto é feito por meio dos títulos públicos, nos quais o investidor possui diversas alternativas para aplicar seu dinheiro, podendo ter lucros maiores dependendo do valor e do título escolhido para realizar este investimento.

No entanto, alguns destes títulos públicos podem sofrer grandes oscilações de acordo com o mercado, podendo gerar tanto ganhos muito altos quanto prejuízos de acordo com o momento do mercado, especialmente quando vendidos antes do prazo de vencimento.

Tesouro Selic

Desta forma, a melhor indicação para o investidor que deseja ingressar neste mercado de investimento em títulos do Tesouro Direto é o Tesouro Selic, título que paga ao investidor exatamente a variação da taxa Selic, pois diferentemente dos demais títulos públicos, esse título não sofre com as oscilações no caso de venda antes do vencimento.

Por outro lado, caso o título seja carregado até o vencimento, ele pagará ao investidor exatamente o esperado, programado no momento em que seu dinheiro foi investido, eliminando completamente os riscos de prejuízo.

De qualquer maneira, o mais importante para o investidor é saber analisar qual a melhor forma de investir seu dinheiro, levando em conta quais aplicações lhe trarão um menor risco de prejuízos, assim como analisar quais riscos este investidor está disposto a assumir para poder aumentar seus lucros, podendo assim definir onde aplicar seu dinheiro.

*Especial

Aprenda a investir no Tesouro Direto de forma fácil e segura com uma série de vídeos gratuitos que o Rafael Seabra gravou no blog Quero Ficar Rico. Nos vídeos, você aprender todo o passo-a-passo para investir mensalmente no Tesouro e, com isso, vai poder ganhar mais dinheiro com seus investimentos!

>> Clique aqui para assistir às vídeo-aulas gratuitas sobre Tesouro Direto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *