Empréstimo Pessoal: Cuidados Antes de Contratar

Quem nunca recebeu uma ligação do banco com o qual trabalha, ou de instituições financeiras de renome com condições “imperdíveis” de empréstimos pessoais que podem ser realizados em um curto período de tempo, independente da sua movimentação na conta do banco ou instituição financeira em questão?

Essas ligações e condições tem se tornado bastante comuns no Brasil nos últimos anos, em que o dinheiro tem sido liberado com mais facilidade para diversos públicos. O que é ótimo, pois é algo que contribui para que a economia “gire”.

No entanto, o fato de o brasileiro não possuir uma educação financeira sólida, faz com que a inadimplência aumente ainda mais do que o número de pessoas que contratam empréstimos pessoais em seus bancos. Assim, os cuidados na hora de fazer a contratação de qualquer tipo de empréstimo pessoal devem ser mais do que redobrados.

empréstimo pessoal cuidados ao contratar

Cuidados antes de contratar um Empréstimo Pessoal

 
 

Empréstimo Pessoal – Cuidados ao contratar

Isso porque, no momento da contratação (que é um momento que já se tornou muito mais simplificado do que realmente deveria ser), todos os detalhes deverão ser esclarecidos: qual o valor dos juros que serão cobrados, qual o prazo de pagamento, qual será a forma do pagamento, quando será a primeira parcela, e outros detalhes importantes.

Sendo assim, a primeira pergunta antes de contratar um empréstimo pessoal é: você realmente precisa realizar esse empréstimo? Esse é o momento? Se sim, siga adiante fazendo uma visita ao seu gerente ou à instituição financeira com a qual você pretende negociar.

Empréstimos pela internet ou direto com o gerente?

Essa parte é bastante importante, já que hoje é possível fazer a contratação de empréstimos via telefone ou internet banking, no entanto, a conversa ao vivo irá possibilitar que o seu gerente fale mais sobre detalhes que com certeza farão a diferença não só no momento da contratação, mas em todo o processo.

Depois de conversar com o seu gerente, é hora de definir qual será a melhor alternativa para a sua condição atual.

Lembre-se: quanto maior o número de parcelas, maior o valor dos juros. E também é importante chegar a um valor de parcela que seja coerente com o seu orçamento mensal. Planejamento é, então, a palavra-chave que irá garantir que qualquer empréstimo pessoal seja de fato uma ajuda para a compra de algo maior, ou para resolver alguma dívida.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *