Consórcio ou Financiamento: O que é melhor?

Consórcio ou Financiamento? Saiba qual dessas opções é a melhor para você…

Quando o assunto é dinheiro, o melhor é ter muito cuidado e uma dose extra de precaução. Principalmente quando estamos falando de instituições financeiras, todo cuidado é pouco, afinal, é muito fácil você ser pego por uma daquelas cláusulas minúsculas do contrato que, segundo pesquisa, 97% das pessoas simplesmente não lêem.

consorcio ou financiamento o que e melhor

Consórcio ou Financiamento?

 
 

Consórcio ou Financiamento? Qual é melhor?

E, se o papo é dinheiro, uma das muitas dúvidas é a velha comparação entre o financiamento e o consórcio. Qual dos dois é melhor? Em qual dos dois eu ganho mais? A resposta pode não ser tão simples, mas, para chegar, a ela, é sim.

Vamos falar um pouco sobre os dois para dar maiores explicações para você.

Financiamento: para quem vive o agora

O financiamento é basicamente um pacote financeiro semelhante ao empréstimo, onde o banco ou uma instituição financeira qualquer libera um valor X para você comprar algo. Basicamente, a principal característica do financiamento é essa: o fato de você precisar comprar algo para que ele seja liberado.

Na verdade, em um financiamento, o dinheiro dificilmente passará por você, indo diretamente para o antigo dono do bem que você está adquirindo. Até quitar o valor do financiamento, o bem será da instituição financeira e, só depois, passará para você.

Consórcio: planos a longo prazo

Com o consórcio, você começa a pagar aos poucos o bem que você tem a intenção de adquirir e, apenas quando o valor dele estiver completo, é que o dinheiro será, de fato, liberado para você.

Na verdade, isso parece uma coisa muito demorada, por isso, as empresas que oferecem consórcio criaram a possibilidade de você ser contemplado com o valor que você pagará no final antecipadamente. Com isso, você tem chances de conseguir o bem antes, pagando apenas aquilo que ele de fato vale ou, pelo menos, o valor que você contratou.

A prova final

O que determina qual dos dois é melhor é a sua necessidade. O consórcio não tem juros, portanto, fica muito mais barato na conta final. Já o financiamento acaba sendo uma solução mais rápida, mas, também, muito mais cara. Entre os dois, vão a sua pressa e as suas condições financeiras, claro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *