Como Investir no Tesouro Direto? SELIC ou IPCA? Pré ou Pós-fixado?

Saiba como investir no Tesouro Direto e faça o seu dinheiro render muito mais com o Tesouro SELIC ou IPCA, pré ou pós-fixado…

Todo mundo, independente da condição financeira, deseja ter um investimento saudável e que dê bons frutos no futuro. Seja para um negócio próprio ou outro propósito, as pessoas desejam ter uma confiabilidade na aplicação do seu dinheiro.

Contudo, mesmo para os investidores mais conservadores, há uma falta de conhecimento maior em saber investir no tesouro direto, programa de venda de títulos públicos para pessoas físicas mantido pelo Tesouro Nacional e o CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia).

como investir no tesouro direto titulo pre fixado pos tesouro selic ipca

Como investir no Tesouro Direto

 
 

Como Investir no Tesouro Direto?

O tesouro direto concentra títulos públicos ativos para pessoas com renda fixa, e capturam recursos de financiamento de dívida pública para repassar aos bancos que oferecem esses títulos públicos como uma carteira de fundos. Dessa forma, o banco tem a função de mediar a sua solicitação do tesouro direto ao Tesouro Nacional, cobrando sem afetar sua liquidez.

Mas, para aqueles que não sabem como utilizar esse método em seu investimento, aí vão alguns passos que podem ajudar.

Para começar o investimento, é necessário se cadastrar no site do tesouro direto. Ou, se seu banco já trabalha com a venda desses títulos, é só consultar o seu gerente e se informar sobre os custos envolvidos e o processo de requerimento.

*Importante: Existe uma alternativa aos bancos tradicionais, que costumam cobrar taxas sobre as operações no tesouro. Essas alternativas são as corretoras de valores, as mesmas utilizadas para a operação no mercado de ações. A grande diferença é que, algumas delas, não cobram taxa de custódia nas operações do tesouro (ex: Easynvest, XP Investimentos etc.).

Títulos Pré-fixados x Pós-fixados

Definir sua rentabilidade garante maior segurança e foco no tipo de título que for comprar. Existem os títulos pré-fixados, no qual o investidor já sabe qual o nível de rentabilidade quer ter no final da aplicação financeira, e os pós-fixados, em que é recebida uma remuneração por meio de um indexador que avalia índices de inflação que podem ser cobrados na compra dos títulos.

Normalmente, o tesouro direto oferece um título diferente do que o desejado para determinada situação, porém é possível adequá-lo às suas necessidades.

O terceiro passo é escolher como receber o valor que você investiu. De acordo com o tipo de investimento que você abriu, é possível receber juros frequentes, que podem ser reaplicados em outro investimento ou beneficiar da renda recebida. Agora, se não for esse o caso, também pode se escolher todo o valor apenas no dia do vencimento.

Tesouro SELIC x Tesouro IPCA

Por se tratar de uma tarefa simples, muita gente ainda se confunde ou comete erros na hora da compra desses títulos. É bom pesquisar e estabelecer seu perfil econômico para escolher qual título mais adequado para seu investimento.

Procure ter noções dos títulos (Tesouro Prefixado, Tesouro Prefixado com juros semestrais, Tesouro IPCA, Tesouro IPCA com juros semestrais e Tesouro SELIC) e quais são os custos e taxas cobrados pelo banco ou outra instituição financeira.

*Obs.: O Tesouro IPCA retorna ganhos acima da inflação, enquanto o Tesouro SELIC paga pela taxa selic. Somente no SELIC é possível retirar o dinheiro a qualquer momento, ou seja, tem liquidez diária.

Lembre-se que esses títulos podem ser definidos em pequeno, médio e longo prazo. Se o objetivo é comprar uma casa, por exemplo, é bom determinar o vencimento do pagamento do título na data próxima ao prazo.

Se desejar realizar uma ação financeira de pequena duração, como a reforma de uma casa, é bom aderir ao título de pequeno prazo, pois o vencimento do título será próximo ao período de término da reforma.

>> Clique aqui para aprender mais sobre os tipos de títulos públicos do Tesouro Direto

Como investir no Tesouro Direto todo mês

Assista, abaixo, a esse excelente vídeo da Nathália Arcuri, do canal Me Poupe, onde ela fala sobre o investimento no Tesouro Direto:

*Bônus

Se você quer aprender mais sobre como investir mensalmente no Tesouro Direto, inclusive com aulas passo-a-passo, o Rafael Seabra – do blog Quero Ficar Rico – gravou uma série de vídeos gratuitos que ensinam de forma bem didática todo esse processo.

Assim, se você quer abandonar a poupança de vez e começar a ganhar mais dinheiro com seus investimentos, não pode deixar de assistir!

>> Clique aqui para ver os vídeos sobre o Tesouro Direto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *