Como Funciona um Consórcio?

Saiba o que é um Consórcio e como funciona essa modalidade de crédito utilizada em todo o Brasil…

Qualquer pessoa do mundo já ouviu falar sobre um consórcio. Acontece que, desse todo mundo, mais da metade não tem mais do que uma vaga ideia do que o consórcio de fato significa.

Isso é tão comum que, na maioria das vezes, é fácil identificar explicações do que ela é com argumentos do tipo “é uma carta de crédito” ou “é um negócio que a gente paga um tempão pra conseguir ter um dia e, se der sorte, um pouco mais cedo”.

como funciona um consorcio

Como funciona um consórcio

 
 

O que é um Consórcio? Como Funciona?

Se você está entre aqueles que não sabem ou que têm uma ideia genérica do que realmente é o consórcio, essa matéria é para você.

E, se a sua dúvida é sobre como investir o seu dinheiro de uma forma segura e com boas chances de retorno, também.

Consórcio: o planejamento em longo prazo

Basicamente, o consórcio é um produto financeiro oferecido inicialmente por empresas privadas e que os bancos também passaram a oferecer, e que promete devolver o investimento que você faz como uma carta de crédito para você comprar algum bem.

Como mesmo a explicação básica já parece bem complicada, vamos falar na prática o que é o consórcio…

Imagine que você quer comprar um carro, mas não tem tanta pressa assim por tê-lo, ou não tem nada para dar de entrada ou, por algum motivo qualquer, o banco não libera crédito para comprar o veículo. Em um caso desses, a lógica é que você juntasse o dinheiro necessário e, então, comprasse o carro à vista, correto?

Pois bem, o grande problema é que a maioria das pessoas não consegue guardar o dinheiro assim tão fácil. É, como dizem, dinheiro na mão é vendaval, e o que você tem é aquilo que você gasta.

Por isso, a solução acaba sendo você colocar esse dinheiro em algum lugar que você não possa retirar assim quando quiser. E esse lugar é o consórcio.

Agora, imagina se, mesmo sem conseguir juntar todo o dinheiro, você consegue recebê-lo antes para continuar pagando depois. Parece interessante, não? E isso é o que mais atrai no consórcio: a chance de receber antes de terminar de pagar. É vantagem, né?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *