Como Economizar Dinheiro

Nos dias de hoje, muitos são os indivíduos que querem economizar dinheiro. E é claro que os motivos para a prática não são nada limitados: economiza-se uma parte da renda para conseguir comprar algo de valor como um carro, dar entrada na casa própria ou para fazer uma viagem especial com os familiares e amigos.

Mas, toda vez que o mês passa, você percebe que mais uma vez não conseguiu guardar dinheiro, certo? Se este também é o seu caso, confira neste artigo algumas dicas especiais de como economizar dinheiro, e comece já a poupar.

como economizar dinheiro

Como economizar dinheiro

 
 

Como economizar dinheiro

O primeiro passo para quem quer começar a economizar dinheiro, sem dúvidas, é registrar cada uma das despesas, contas mensais e até as despesas do dia a dia, como alimentação ou transporte, por exemplo.

Sendo assim, passe para o papel tudo aquilo que você está gastando por dia. Para lhe auxiliar, monte uma planilha no Excel, baixe um aplicativo de controle financeiro para o seu celular, ou então simplesmente guarde cada uma das notas do seu cartão.

Crie metas

O segundo passo é criar metas para o seu dinheiro, considerando aquilo que você recebe mensalmente. Uma boa dica é reservar 50% de toda a sua lucratividade mensal para os gastos que são considerados fundamentais, ou seja, aqueles com alimentação, transporte, escola, moradia e outros.

Depois, reserve entre 30 e 35% da renda para os seus gastos de estilo de vida, como as compras de shopping, a academia, o futebol do final de semana ou o próprio salão de beleza. Os outros 15/20% devem ser dedicados exclusivamente para o futuro, ou seja, esse é o momento de poupar!

Pague as contas

Pague as contas em dia! Se você recebe no dia 05 e grande parte das suas contas vencem até o dia 10, não perca tempo: nessa primeira semana, pague todas as contas essenciais, como a prestação do carro, o aluguel, a escola das crianças e outros compromissos.

Deixe todas as contas pagas e veja o quanto sobrou, administrando o seu salário sempre a partir desse novo valor.

Estabeleça prazos

Criar prazos é também essencial para alguém que quer economizar dinheiro, afinal, de nada adianta estabelecer uma meta sem prazo: você pode demorar anos e anos para finalmente atingir o objetivo.

Sendo assim, estabeleça sempre um prazo para que você consiga ter o dinheiro necessário para o seu objetivo. Precisa de R$ 10 mil para comprar um carro? R$ 5 mil para fazer uma viagem? Estabeleça uma meta. Assim, fica também mais fácil saber quanto é que você precisa poupar mensalmente.

Defina objetivos

Com o começo do ano, estabelecer objetivos, metas e prazos fica ainda mais fácil: aproveite o mês de janeiro para se organizar e começar o ano com tudo. É possível guardar o dinheiro necessário para fazer a viagem dos sonhos no final do ano, em meio às férias, ou então, para comprar o tão sonhado carro e começar o próximo ano já dirigindo o mesmo!

Por fim, devemos destacar que economizar dinheiro não é um bicho de sete cabeças, e você pode sim fazer com que isso aconteça, com muita dedicação e força de vontade!

O vídeo abaixo traz várias dicas para economizar dinheiro também. Confira:

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre como economizar dinheiro, compartilhe essas dicas com seus amigos e familiares também!

E se você tem algum outro método para economizar, deixe nos comentários abaixo…

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *